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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Como conseguir seguidores no twitter?

Existem muitas formas e técnicas de construir um perfil de qualidade no Twitter, e existem também muitas pessoas, blogger e webmasters, interessados em aumentar a sua popularidade nesta rede de micro-blogging. Para quem não sabe, o TwitterHolic é um painel estatístico, que apresenta em tempo real, ou quase real, o TOP100 dos utilizadores mais influentes do Twitter.

Um dado interessante de verificar, é que em pouco tempo, o Kevin Rose subiu ao primeiro lugar do Top e dificilmente alguém o irá retirar de lá. Especialmente se analisarmos o gráfico de seguidores que o Kevin foi tendo nos últimos tempos:

De facto há uma coisa que é comum a todos estes 10 utilizadores que se encontram no Top10 do Twitter, que é o facto de todos eles serem pessoas ou empresas (caso da CNN), com influência em outras áreas e modelos de negócio. Praticamente todo este Top10 e Top100 é ocupado por mediatistas, que são seguidos por milhares de pessoas e aproveitam essa clara vantagem, para emergir em outros negócios e áreas, como o micro-blogging, retirando a partida vantagens directas. O Kevin Rose por exemplo, foi o membro 657 mil do Twitter, ou seja, entrou na rede quando já havia 657 mil pessoas com uma vantagem potencialmente maior, o que não se veio a verificar pelo que já disse anteriormente.
Este Top10 ou Top100, na realidade nunca se iniciou no Twitter pela estaca zero, como eu fiz ou como provavelmente você também fez. Estes mediáticos aproveitaram claramente o facto de serem pessoas reconhecidas e credíveis noutras áreas de negócio, para rapidamente criarem uma rede de seguidores, que neste momento só tem tendência para crescer cada vez mais, aumentando a já enorme popularidade que os rodeia, bem como seu branding pessoal.No entanto, o micro-blogging tem uma série de grandes factores positivos, sendo o factor chave, o facto de ser possível a qualquer pessoa ou desconhecido, criar um perfil de seguidores popular e rentável no Twitter, no Plurk ou noutra rede social. No Twitter será certamente mais fácil, porque é bastante mais popular que qualquer outra rede de micro-blogging actual.
Uma das regras de ouro para aumentar rapidamente o número de seguidores no Twitter, é apresentá-lo como algo que você utiliza e faz questão de mostrar aos outros. Se não indicar aos seus leitores ou aos seus amigos que utiliza o Twitter e que tem um perfil pronto a ser seguido, dificilmente o seu número de seguidores irá disparar.Fazer do seu perfil no Twitter, uma página de entrada para algo, é extremamente importante. O Twitter deve ser visto como um blog ou um website que você tem e pretender melhorar. De que forma é que você tentaria melhorar o seu blog e/ou atrair mais leitores para ele?
Existem algumas perguntas importantes que deverá fazer a si mesmo quando procura melhorar a sua rede de seguidores no Twitter:
[1] Porque é que alguém irá desejar segui-lo no Twitter?[2] Que vantagens você oferece a quem o segue?[3] O que poderá levar um desconhecido a subscrever o seu Twitter?[4] Aquilo que vai escrever no Twitter é relevante para quem?
Respondendo a algumas destas perguntas, será bastante mais fácil para si, conseguir definir uma estratégia de sucesso para promover o seu perfil do Twitter.No entanto, existem muitas outras formas de melhorar o impacto do seu perfil no Twitter, seguindos algumas ideias e presupostos que já tiveram sucesso no passado com outras aplicações e marketers:
[1] Promova o seu perfil do Twitter juntamente com uma aplicação;[2] Publicitar o perfil do Twitter num blog ou num website;[3] Utilize o Twitter como uma ferramenta de live suporte;[4] Faça um concurso com perguntas e respostas no seu Twitter;[5] Assine os seus Emails com um link para o seu perfil;[6] Coloque um link vísivel no seu blog ou website, para o seu perfil;[7] Adicione o seu perfil Twitter em outros serviços como o MyBlogLog;[8] Faça um artigo sobre o seu perfil no Twitter e as vantagens de o seguir;
Existem certamente muitas outras formas de promover o seu perfil no Twitter. Algumas sem investimento directo, outras com investimento como base do sucesso. Como em tudo na vida, sem investimento dificilmente há retorno. Se imaginar que faz uma campanha publicitária do seu perfil no Twitter, já imaginou que na verdade estará a matar dois coelhos de uma só cajadada? Ao promover o seu perfil, você irá estar-se a auto-promover automaticamente. Isso inclui também os seus websites e blogs e todo o seu branding pessoal. Quem gostar de o seguir, irá procurar saber um pouco mais sobre si rapidamente.

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